quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Serra de Monchique
A Serra de Monchique, situada extremo sudoeste de Portugal e noroeste do Algarve, atinge no seu ponto mais elevado, a Fóia, 902 metros de altitude. Associado a uma posição geográfica muito próxima do Atlântico e um sol de reflexos africanos, traduz-se num clima Subtropical Marítimo de Montanha.
Serra apresenta-se como um jardim botânico com mais de 1.000 espécies de plantas. Ainda que modificada com a implantação em regime de monocultura de eucaliptos ( Eucalyptus globulos ) e pinheiros bravos ( Pinus silvestris ), encontram-se significativas matas de sobreiras ( Quercus suber ), de castanheiros ( Castanea sativa ) e medronheiros ( Arbutus unedo ). Em menor quantidade, mas ainda presentes, comunidades de pinheiro manso ( Pinus pinea ), azevinho ( Ilex aquifolium ), carvalho de Monchique ( Quercus canariensis ) ou a famosa e rara adélfeira ( Rhododendron pontium ) entre muitas.
Zona importantíssima para a recuperação do lince ibérico, visto que á planos, para serem libertos alguns exemplares criados em cativeiro. Também zona estratégica para a conservação da águia-real, e da águia-imperial, e com uma importante população de gato-bravo.
Uma zona de beleza extrema, que infelizmente nos últimos anos tem sido castigada intensamente pelo fogo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário