quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Campanha EAZA 2008/09 dedicada aos carnívoros sob o lema “Coexistir”



"Quando nós, Europeus, pensamos em conservação da Natureza, temos tendência a pensar em espécies exóticas em lugares longínquos. Frequentemente esquecemo-nos que, no nosso próprio continente, ainda temos paisagens bonitas, habitats complexos e uma fauna diversa, que também necessitam de ajuda.


À medida que os carnívoros invadem o “nosso espaço, tornam-se concorrência no que diz respeito aos “nossos” recursos e espaço. Como resultado, parecemos que deixamos de os respeitar e vêmo-los como pestes que põem em causa a nossa margem de lucro e a nossa segurança. Deveríamos, no entanto, estar conscientes de que se tratam de objectos com beleza e encanto que são normalmente facilmente reconhecidos pelo público (ex: lobo, lince, urso), e que são por isso óptimas espécies-bandeira que podem ser usadas na sensibilização para o que é premente em Conservação.


A campanha Carnívoros Europeus 2008/09 da EAZA foi lançada a 17 de Setembro de 2008 com o objectivo de chamar a atenção para a Natureza na Europa e para os grandes carnívoros em particular."

Fonte: Carnivora

No fundo é verdade o que se passa hoje na Europa, mas queria-me focalizar em Portugal.
A população em geral valorisa muito as paisagens exóticas e por norma não liga ás paisagens portuguesas. A maioria nem sabe que espécies existem por cá nem que espécies estão em vias de extinção.
A missão deste blog (no âmbito da natureza ibérica) é contrariar isso, mostrar o que há por cá, as paisagens e a sua fauna. Para que nós portugueses conheçamos o nosso país

Sem comentários:

Enviar um comentário