quinta-feira, 27 de novembro de 2008

(FICHA) Barbo Puntius Titteya


















Nome popular: Barbo Cereja
Nome científico: (Puntius titteya)
Família: Ciprinídeos
Origem: Ásia (Siri Lanka)
Tamanho: 4 a 6cm
Ph: 6.5 a 7.0
Temperatura: 25 a 27ºC
Aquário mínimo: 50L
Alimentação: Onívoros: Basicamente comem de tudo alimentos vivos flocos.
Reprodução: Ovíparo
Compatiblidade: Trata-se de um peixe pacifico desde que seja colocado num aqua com varios esconderijos e com outros membros da mesma espécie.





O barbo Titteya tem um forma semelhante á do barbo Oligolepis embora seja um pouco mais alongado. As escamas encontram-se bem defenidas, as duas filas centrais apresentam manchas escuras que formam um linha entre o focinho e a barbatana caudal. Sobe determinados angulos de incidência da luz pode-se ver um brilho incandescente azulado na parte superior do corpo. Este peixe possui um par de barbichos no maxilar superior. O macho é encarnado e a sua cor adquire mais intensidade na época de reprodução. As fêmeas apresentam cores mais pálidas e menos intensas. A conhecimento da reprodução do mesmo em cativeiro nomeadamente por membros do fórum.
A reprodução em cativeiro pode ser alcançada sem muitos problema, para isso separe um macho que estiver bastante agitado e com a coloração bastante intensa e uma fêmea "roliça", coloque-os num aquário de aproximadamente 20 ou 30 litros com a água do aquário original e plantas de tufo, caso não possua plantas, faça algo parecido com lã, a temperatura deverá estar em torno de 27ºC. Alimente-os com alimentos vivos durante essa fase. A fêmea deverá expelir em torno de 200 ovos entre a vegetação e logo depois o macho os fertilizarão, após isso é recomendável retirar os pais do aquário para que não comam os ovos. A eclosão ocorre em até 36 horas, e após o terceiro dia, quando os filhotes tiverem consumido o saco vitelino, a alimentação deverá consistir em infusórios, micro-vermes, náuplios de artêmia e ração para filhotes de ovíparos, até que consigam se alimentar de flocos como os pais.





Experiencia pessoal:Trata-se d eum peixes para um aqua comunitario, no meu caso tiveve bastante sucesso no realce das cores com uma alimentaçao a base de alimento vivo em jovens. Um peixe muito ativo e atractivo que se relaciona bem com os seus companheiros de aquario. Os machos normalmente picam-se um pouco principalmente na presença de uma femea.

1 comentário: