domingo, 21 de novembro de 2010
Blog- Fauna Ibérica
Venho-vos aqui apresentar um conhecido blog intitulado "Fauna-Ibérica", que é mantido pelo Sr. Miguel Barbosa.
Para os amantes da Natureza, sem dúvida um site de passagem obrigatória. A nível nacional, para mim, sem duvida, o melhor dos melhores.
Um grande bem-haja para si Miguel Barbosa.
Fica aqui, o tão apetecido blog: http://faunaiberica.blogspot.com
sábado, 6 de novembro de 2010
The Dream Of Tanganyika
Venho aqui re-apresentar o meu projecto no âmbito da aquariofilia.
Nos ultimos tempos tenho andado nos biótipos africanos, nomeadamente nos ciclideos do Lago Tanganyika.
Este lago é o segundo maior de de África e é partilhado pela Tanzânia, República Democrática do Congo, Burundi e Zâmbia.
O objectivo deste projecto é recriar o biotipo africano e analisar os diversos tipos de comportamentos das diferentes espécies, e presenciar em 1º mão, o grande projecto, do Grandioso Projectista.
sábado, 23 de outubro de 2010
Tarde no Nordeste Transmontano
Nada melhor para fugir ao calor, do que uma fugida ao rio.
Trago-vos novamente o Rio Tua, neste troço ainda bastante selvagem e com muito para oferecer.
Ficam aqui apenas dois simples registos do que vi, ainda procurei e esperei, mas nada das anteriormente avistadas Lontras.
Pode ser que para a próxima tenha mais sorte ;)
sábado, 31 de julho de 2010
Terra de Linces
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo
Mais uma vez, regressei para dar um passeio na Albufeira do Azibo, e não puderia passar sem vos trazer um pequeno registo da paisagem.
Pude observar 7(Milvus migrans) Milhafre-preto, a aproveitarem a corrente de ar ascendente, e 2 Podiceps cristatus Mergulhão-de-Crista.
Um sitio espectacular, onde é sempre bom andar alerta, pois a qualquer momento podemos ter um encontro com uma raríssima e tímida Cegonha-negra (Ciconia nigra)
Mudança de visual
Como já puderam notar, o "ex" aquariofiliaontehrocks sofreu algumas alterações.
Uma mudança de visual bem notória, para dar um aspecto mais nature, que acarretou uma mudança de nome, passando-se a designar "econaturaiberica".
Continuarei a tratar dos mesmos temas, mas desta vez com mais enfoque (como já vem sendo hábito), na natureza ibérica, e apenas um "cheirinho" de aquariofilia.
Desde já quero agradecer a grande colaboração do amigo José Teles, que teve um papel preponderante na mudança de visual do blogue.
Obrigado Teles
Uma mudança de visual bem notória, para dar um aspecto mais nature, que acarretou uma mudança de nome, passando-se a designar "econaturaiberica".
Continuarei a tratar dos mesmos temas, mas desta vez com mais enfoque (como já vem sendo hábito), na natureza ibérica, e apenas um "cheirinho" de aquariofilia.
Desde já quero agradecer a grande colaboração do amigo José Teles, que teve um papel preponderante na mudança de visual do blogue.
Obrigado Teles
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Exposição Fotográfica “Terra de Linces”
"Entre 22 de Maio e 22 de Julho de 2010 estará aberta ao público no Jardim Botânico Tropical, em Belém, Lisboa, a exposição fotográfica “Terra de Linces”, com um conjunto de fotografias verdadeiramente espectaculares de linces-ibéricos Lynx pardinus em liberdade no seu habitat natural, de autoria do fotógrafo Andoni Canela.
O lince-ibérico é o felino mais ameaçado do mundo, tendo sido estimada em 2009 uma população global de 220-225 indivíduos, ocorrendo quase exclusivamente em Espanha, com algumas detecções esporádicas em Portugal. As causas do seu declínio populacional são diversas, mas relacionam-se sobretudo com a diminuição das populações de coelho-bravo, sua presa preferida, e a perda de habitat. Com efeito, a espécie sofreu um declínio acentuado desde meados do século XIX até ao final do século XX, tendo sido ainda estimado em 1988 um efectivo populacional total de 1000-1200 indivíduos, que chegou a menos de 200 indivíduos em 2005. Na sequência da implementação de diversas acções de conservação, aparentemente esta tendência negativa parece estar a inverter-se, tendo-se registado um pequeno crescimento populacional desde então."
quarta-feira, 5 de maio de 2010
O Lince-Ibérico
"A Lisboa Editora, em parceria com a LPN Liga para a protecção da natureza, apresenta o vídeo O Lince-Ibérico. Articulado com o projecto Ciências da Natureza cinco, para o 5.º ano de escolaridade, este vídeo é uma forma de alertar para o risco que corre o lince-ibérico de desaparecer na Natureza e de mostrar os esforços que estão a ser feitos para a sua recuperação."
Trago-vos aqui este pequeno documentário, onde nos dá algumas informações acerca deste lindíssimo felino, onde pudemos aprender em poucos minutos, o que é realmente essencial, acerca da morfologia, e sobre como pudemos contribuir para a sua conservação.
Espero que gostem.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Vale do Rio Sabor
Finalmente consegui trazer umas fotos do Vale do Rio Sabor.
Polémicas á parte, a paisagem é espectacular, própria deste pedaço de Portugal chamado Nordeste Transmontano.
Apesar de não ter conseguido vislumbrar o casal de águias-reais que procurava na zona, pude observar algumas pegadas que estavam na areia, junto ao rio, mostrando uma grande abundância de mamíferos ungulados, ideal para o lobo-ibérico.
Prometo para uma próxima, mais fotos, com mais qualidade, e quem sabe relatos de observação das espécies espectaculares e raras que diabulam por este vale.
Após a visita segui para Mogadouro, para o festival das Amendoeiras em flor, acompanhada por uma feira gastronómica própria da região, que nos dá a provar um pouco dos sabores da região.
(peço desculpa pela fraca qualidade das fotos).
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Neolamprologus Similis
Fica aqui o registo de um casal de Neolamprologus similis (macho em cima, fêmea em abaixo). Casal que cria com alguma regularidade, e que se destaca dos outros pela sua ferocidade em defender a prole.
Apesar de muito semelhante ao ciclideos mais pequeno no mundo (Neolamprologus Multifasciatus) que por coincidência também habita o lago Tangayika, o seu comportamento é no geral muito diferente. Pela aparencia pode tirar as dúvidas, em distinguir as duas espécies, por observar a cabeça dos simillis (que têm listas na cabeça) e os multifasciatus não têm. Em termos de comportamento, os multifasciatus formam uma colónia mais compacta, e são mais agressivos intra-especificamente, já os simillis agrupam-se mais em casais e sao mais agressivos inter-especificamente.
É uma espécie, que apesar de simples, tem-me dado um grande gozo em manter
domingo, 10 de janeiro de 2010
The Dream of Tanganyika
Subscrever:
Mensagens (Atom)