Queria compartilhar com os leitores deste blog este excelente documentário que encontrei num blog espanhol muito bom.
Tem como titulo: "El amigo de los lobos", produzido por Carlos Prada, que nos mostra o habitat a vida e, as peripécias da vida dos lobos em Espanha.
sexta-feira, 13 de março de 2009
terça-feira, 10 de março de 2009
Atropelamento Genetta
Mais uma vítima da uma condução descuidada, ou por mero azar , desta vez a vítima foi uma Genetta (Genetta genetta). Infelizmente este cenário é bastante comum nas estradas portuguesas, como dizia certo crítico: “ as estradas portuguesas infelizmente são um excelente ponto de observação da fauna ibérica”.
Queria deixar aqui um blog exclusivamente dedicado a este tema dos atropelamentos De olhos nas estradas
quarta-feira, 4 de março de 2009
Águia-imperial morta a tiro
"O macho do único casal de águia-imperial que nidificou em Portugal no ano passado foi encontrado morto junto ao ninho. A ave foi atingida por chumbos de caçadeira, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, que vai apresentar queixa no Ministério Público e já notificou o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR.
O ninho do animal fica na área do Vale do Guadiana, "numa zona abrangida por uma zona de caça associativa", refere o ICNB em comunicado. A morte terá ocorrido entre 21 e 23 de Fevereiro, resultante de um acto que configura "contra-ordenação ambiental muito grave", segundo o Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Ainda de acordo com o instituto, a cria do casal já abandonara o ninho.
A águia-imperial (aquila adalberti) é uma das aves de rapina mais ameaçadas do Mundo, sendo classificada como estando "em perigo de extinção". É considerada "globalmente ameaçada" na Europa e "criticamente em perigo" no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Trata-se, assim, de uma espécie prioritária para a conservação da natureza, de acordo com a legislação europeia.
Calcula-se que existam no nosso país menos de dez águias imperiais, confirmando-se a sua presença no troço superior do rio Tejo e respectivos afluentes, na bacia do rio Guadiana, nomeadamente nas Zonas de Protecção Especial de Moura/Mourão/Barrancos, Vale do Guadiana e Castro Verde."
Fonte: Jornal de Noticiais, Foto: Correio da Manhã
Parece que algumas pessoas ainda vivem na época das brigadas de extermínio, em que os predadores eram abatidos para as espécies cinegéticas proliferarem. Infelizmente desta vez foi uma Águia-Imperial. Como é que se consegue abater uma ave tão imponente e tão bonita como esta?
É de facto um grande passo atrás na conservação desta espécie no nosso país.
Subscrever:
Mensagens (Atom)