segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Neocaridina heteropoda var. red
Mais conhecidos por redcherry são uma espécie de camarão bastante engraçado e de fácil manutenção e reprodução. Uma boa forma de ver se algo não está bem, é precisamente pela coloração do camarão, já que estes perdem muito da sua tonalidade quando, por exemplo, submetidos a situações de stress. A coloração é também influenciada pelos genes e pela alimentação Red cherry são detritívoros e comedores de algas.
Nas duas últimas fotos os redcherry estão a alimentar-se de esparguete cru.
Foi uma surpresa para mim, conhecido meu é que informou desse tipo e alimento e experimentei e pelos vistos eles gostam muito.
domingo, 21 de dezembro de 2008
Anentome helena
Anentome helena é um caracol com alguns hábitos alimentares bastante interessantes.
A sua dieta é baseada em outros caracóis que vivem no seu ambiente. Caça-os através da sua "tromba" que lá dentro tem uma espécie de arpão.
A sua actividade é essencialmente nocturna.
Tenho este único exemplar á cerca de 2 meses e tenho reparado que desde que ele foi introduzido no aquário tenho detectado bastantes cascas de outros caracóis. Isto é bastante útil porque assim consegue-se manter a praga de caracóis estável e com o número de indivíduos controlado. É um caracol bastante interessante e com uma coloração na casca bastante bonita.
É inofensivo para qualquer habitante do aquário, excepto para as outras espécies de caracóis.
sábado, 20 de dezembro de 2008
Envenenamento de especies selvagens
Apenas quero compartilhar com voçês esta reportagem feita pela SIC sobre os envenenamentos, á qual o programa Antiduto tem especial colaboração.
Reportagem SIC
Reportagem SIC
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Parque Natural do Alvão
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Fotos no PNM
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Brama dos Veados no PNM
Após a sua reintrodução na Reserva Regional de Caza Sierra de la Cullebra, zona de caça espanhola que faz fronteira, a nordeste, com o Parque Natural de Montesinho, na década de 70, o veado (Cervus elaphus) expandiu-se para território português, ocupando actualmente mais de 30.000ha e apresentando uma população com mais de 700 indivíduos.Durante o período de Setembro a Outubro, acontece anualmente um dos espectáculos mais belos e intimistas do nosso meio natural e que corresponde ao período de acasalamento do veado, conhecido por época da “Brama”. Os machos, normalmente tímidos ao longo do ano, evidenciam agora uma grande exuberância, emitindo fortes bramidos que denunciam a sua presença face aos outros machos concorrentes, num exercício de demonstração de poder sobre um território e sobre as fêmeas que o habitam.Para lá do aspecto cénico desta época, importa referir o grande valor da espécie em termos de conservação da natureza, o veado é o maior mamífero dos ecossistemas ibéricos e desempenha um importante papel no equilíbrio deste ecossistema nordestino, sendo um elemento de grande relevância na cadeia alimentar do lobo-ibérico (Canis lupus signatus).Importa pois encontrar caminhos que, preservando os ecossistemas, levem ao encontro de soluções que compatibilizem os vários interesses que actuam sobre o território, como a conservação da natureza, as actividades agrícolas e florestais, o turismo e a caça." ( in ICNB)
Pessoalmente fico bastante contente de saber que a situaçao do Veado no PNM é bastante boa, mesmo com a pressão dos caçadores furtivos.
Pessoalmente fico bastante contente de saber que a situaçao do Veado no PNM é bastante boa, mesmo com a pressão dos caçadores furtivos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)